quinta-feira, 27 de maio de 2010

39 incríveis utilidades para o VINAGRE

Quem pensa que o vinagre só serve para prover acidez a alimentos doces e salgados está muito enganado. O vinagre tem várias utilidades.
Veja mais 39 utilidades dele ( e olhem que tem muitas mais).

1- vinagre gelado para hematomas provocados dos por pancadas (sem ferimentos). Desincha o local machucado e evita o aparecimento da manchas roxas.

2- compressa quente de vinagre com água e sal ajuda a minimizar a inflamação da garganta (2 colheres de sopa de vinagre e meio copo de agua morna, fazer gargarejo 4 X ao dia)

3- Anti-caspa – vinagre branco.


4- Embeba no algodão e passe na pele, incluindo o rosto, para remover gordura e células mortas.

5- para lavar as mãos e para tirar cheiro de qualquer coisa .

6- Para limpar o chão, jogue puro e passe pano. Remove tudo que é sujeira e também afasta formigas e moscas do local.

7- Na última enxaguada, tira todo o resíduo de sabão. Não é necessário perder horas enxaguando o tênis, além de economizar água.

8- para tirar cheiro da louça onde se coloca ovo cru, coloque vinagre com um pouco de água nas vasilhas antes de lavar.

9- vinagre deixa o bolinho de chuva sequinho.

10- para desinfetar vaso sanitário.

11- nas toalhas de banho, deixa limpas e macias.

12- um pouquinho no enxágüe de peças íntimas.

13- nos finais de semana passe vinagre em todos os sapatos que foram usados durante a semana e coloque no sol, evita fungo.

14- Incrustações de cal: solução de água e vinagre limpa manchas e dissolve placas de cal, inclusive na máquina de café.

15- Máquina de Lavar: use quatro litros de solução de vinagre no ciclo principal para remover cal e restos de sabão da máquina de lavar, dando mais vida útil a ela. Não deixa cheiro na roupa.

16- Vidraças: solução de vinagre e água morna limpa e não deixa riscos, nem marcas; vidros leitosos devem ser limpos com papa de vinagre e sal grosso.

17- Latão e cobre: solução de vinagre e sal grosso dá novo brilho aos produtos.

18- Madeira: duas xícaras de amoníaco, uma xícara de vinagre e meia xícara de soda em oito litros de água limpam estantes pintadas, revestimentos de madeira e persianas, sem alterar a cor dos móveis.

19- Lustra móveis: solução de vinagre, terebentina e óleo de vinhaça em partes iguais eliminam riscos na madeira, servindo como lustra móveis. Nos nos móveis de madeira, devolve o brilho natural )

20- Manchas de vela: cera de vela na madeira deve ser amolecida com secador de cabelo e removida com papel absorvente. Em seguida, lave o local com vinagre.

21- Manchas em tapetes: a cor do tapete volta a ser viva quando aplicada água morna com vinagre no local da mancha. Uma solução forte de vinagre protege o tapete persa das traças. Sujeira no carpete: coloque vinagre no local atingido pela sujeira e limpe depois de algum tempo.

22- Manchas em tecidos: solução diluída remove as manchas eficientemente. Manchas de chicletes ou desodorantes desaparecem se a peça for molhada com vinagre antes da lavagem. Colarinhos encardidos devem receber pasta preparada com soda e vinagre, ficando assim completamente limpo após a lavagem.

23- Bordados que podem desbotar: passando a peça pelo avesso, com pano umedecido em vinagre por baixo, as cores voltam a brilhar.

24- Amaciante: o vinagre substitui o amaciante, e as roupas ficam frescas, macias e cheirosas; peças de lã não ficam felpudas quando enxaguadas em água com vinagre.

25- Cobertores: para evitar que eles fiquem duros e ásperos, passe-os rapidamente em água com vinagre após a lavagem.

26- Fixação de cores: tecidos coloridos não desbotam se mergulhados em vinagre antes da lavagem.

27- Gesso: prepara gesso com vinagre em lugar da água torna o produto maleável por mais tempo.

28- Cheiro de pintura: um pequeno recipiente com vinagre retira o cheiro desagradável de tinta fresca do ambiente.

29- Insetos: uma esponja embebida em solução de vinagre diluído afasta insetos de espelhos e vidraças. Também acaba com formigueiros.

30- Plantas: escove seus vasos com solução fraca de vinagre e enxágüe: os poros dos vasos ficarão limpos e irão garantir a passagem do ar.

31- Flores: as flores permanecem frescas por mais tempo se a água do vaso contiver duas colheres de sopa de vinagre e outras duas de açúcar.

32- Limpar talheres: para que os talheres brilhem, coloque uma vez por semana num recipiente com água, umas gotinhas de cândida e vinagre de álcool. Deixe de molho por toda a noite e enxágüe no dia seguinte. Pode ser usado na máquina de lavar louças como produto para dar brilho.

33- Para retirar manchas de suor das roupas, deixe-as de molho em água morna e vinagre.

34- Higiene dos colchões: Solução caseira para higiene dos colchões: Misture tudo em proporções iguais lisorform, álcool, vinagre e água. Coloque num borrifador, retire as fronhas e os lençóis e borrife sobre os colchões e os travesseiros pela manhã, antes de abrir as janelas dos quartos para ventilar. Deixe agir por uns 20 minutos e só depois abrir as janelas para ventilação. Leve os travesseiros ao sol e os colchões também, se possível.
No caso de apartamentos, sem espaço livre, coloque os travesseiros e os colchões próximos a janela em horário que bata bastante sol e vá virando-os.
Este procedimento faz uma higienização completa dos fungos e ácaros, minimizando as alergias respiratórias.

35- Desentupir ferro a vapor: Encha o compartimento de água, com vinagre; deixe de um dia para o outro. No dia seguinte, ligue o ferro. Depois de bem quente, desligue e esvazie totalmente( pelo compartimento q coloca a água). Coloque água novamente, esquente outra vez; desligue e deixe sair toda a água. A sujeira vai sair toda inclusive pelos buraquinhos, é só passar um pano velho e dar uma batidinhas com o ferro no pano, de cima para baixo...segure no cabo e bata de leve com o ferro no pano.

36- Inox preto? Vinagre neles.....compre umas 4 garrafas de vinagre branco de alcool (o mais baratinho que encontrar) , despeje numa bacia e deixe a panela de molho. (pode ser durante a noite,antes de dormir). Você vai ficar surpresa com o resultado.!! Depois é só retirar e sem esforço nenhum, lave-a com seu detergente e uma esponja.Ah! e o vinagre que sobra, voce guarde para quando for lavar as panelas, molhe a esponja no vinagre e no detergente e lave-as normalmente. Fica tudo brilhando.

37- ODORES DE ANIMAIS: para eliminar o cheiro de urina e fezes dos bichos de estimação, remova a parte sólida dos resíduos. Em seguida, aplique uma solução de dois terços de água morna e um terço de vinagre branco. Logo depois, aplique um pouco de vinagre puro sobre o local e deixe secar naturalmente.

38- BANHEIRO: remova o mofo do rejunte dos azulejos aplicando uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dente velha. Deixe-o agir por duas horas e, depois, lave a superfície com água e sabão. Para esfregar registros e as peças de louça, use uma esponja macia embebida numa solução (meio a meio) de água e vinagre.

39- Para deixar o fogão novinho em folha após fazer frituras, deixe um pouco de vinagre sobre a gordura 15 minutos antes de começar a limpeza.

Atenção! Recebi por e-mail, não testei nenhuma dica. Use por sua conta e risco!

7 comentários:

Cecília Avenca disse...

Aninha,podes estar certa que vou salvar este artigo pois jamais poderia imaginar tantas utilidades para o vinagre.
Bjos

Jackie Freitas disse...

Oi Aninha!
Recentemente eu descobri que o vinagre tira odores...tipo cheiro de cigarro em ambientes fechados...é só molhar uma esponja com ele e deixar num canto do local que todo o cheiro vai embora! Incrível como ele é multi uso, né?
Grande beijo, adorei as dicas!
Jackie

Principe Encantado disse...

Aninha algumas conhecia mais outras não inclusive esta
"vinagre deixa o bolinho de chuva sequinho."
Abraços forte

Liliane de Paula disse...

Sei das muitas utilidades do vinagre. Mas é sempre bom aprender outras.

LILIANE disse...

Aninha,
Bom saber destas utilidades do vinagre. Um produto barato, ao alcance de todos.
Amei a dica para higienização dos colchões.
Vou aplicar.
Gostei muito do seu blog.
Grande abraço

Joanir Amorim disse...

em termos de utilidade esse vinagre só ñ ganha de min.porque eu tiro até mancha de pensamento ruim

carlos gilnei disse...

ótimas dicas muito obrigado...

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger